Profissionais: 5236
Prontuários: 183437

Esqueceu a senha? Cadastro da senha

Noticias


vp

Curso Virtual de Dermatologia Prática

Cadastro: Curso de Dermatologia Prática

Coordenação Geral: Profa. Dra. Valeria Petri. Professora Titular do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina. Coordenadora do Serviço de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo.

Objetivo: Trabalhamos para oferecer recursos que incrementem eficiência e resolução em Dermatologia. Proporcionamos cursos que permitem minimizar as dificuldades de identificação das doenças de pele, ocorrências que se apresentam aos Generalistas, Pediatras, Tocoginecologistas e Cirurgiões Plásticos.


Separador
vacina

Vacina contra dengue funciona no Brasil

Fonte: Consulta Prima

Uma vacina tetravalente contra o vírus da dengue tem eficácia de 61% na prevenção de quadros sintomáticos da doença em crianças e jovens. A vacina tem uma eficácia de 80% na prevenção de hospitalizações por causa da dengue e de 96% na prevenção de quadros graves da doença. As conclusões são de um ensaio randomizado e controlado por placebo conduzido em cinco países, inclusive o Brasil. Participaram do ensaio 21 mil crianças e jovens, das quais 3.500 em cinco centros brasileiros. O ensaio durou 25 meses. O perfil de segurança foi considerado bom.




Vacina contra gripe em gestante com e sem HIV protege crianças

Fonte: Consulta Prima

A vacina trivalente contra a gripe em gestantes corta pela metade o risco de gripe tanto nas gestantes quanto nas crianças – e tanto faz se a mãe está infectada com o HIV. As conclusões são de dois ensaios randomizados, duplo-cegos e controlados por placebo publicados simultaneamente. Participaram dos ensaios cerca de 2.300 gestantes. As crianças foram acompanhadas por seis meses.




Dose maior de vacina contra gripe eleva taxa de proteção

Fonte: Consulta Prima

Uma dose alta de uma vacina trivalente inativada contra a gripe confere uma taxa de proteção 24% maior entre adultos com mais de 65 anos do que a vacina trivalente inativada em dose convencional. A conclusão é de um ensaio randomizado com 32 mil participantes. A dose mais alta foi de 60 microgramas, contra 15 microgramas na dose convencional. A taxa de eventos adversos graves foi similar nos dois grupos.


Separador
alzheimer

Doença de Alzheimer revertida pela primeira vez

Uma equipe de investigadores canadenses, da Universidade de Toronto, liderada por Andres Lozano, usou uma técnica de estimulação cerebral profunda, diretamente no cérebro de seis pacientes, conseguindo travar a doença há mais de um ano. Em dois destes pacientes, a deterioração da área do cérebro associada à memória não só parou de encolher como voltou a crescer. Nos outros quatro, o processo de deterioração parou por completo.

Leia a matéria
Separador
Estenose

Macrolídeo após nascimento eleva em 30 vezes risco de estenose do piloro

Fonte: Consulta Prima

Recém-nascidos tratados com macrolídeos durante as duas primeiras semanas de vida apresentem um risco 30 vezes maior de desenvolver estenose hipertrófica do piloro em relação aos que não recebem essa forma de antibioticoterapia. O risco diminui, mas permanece aumentado, se o tratamento ocorrer nos quatro primeiros meses de vida. O uso materno de macrolídeos nas primeiras duas semanas após o parto também está associado a uma elevação do risco. O uso na gravidez não parece estar associado à elevação do risco. As conclusões são de um estudo com dados de um milhão de nascimentos.


Separador
obeso

Alimentos pouco nutritivos prejudicam a economia

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) , os investimentos em pesquisa agrícola deveriam focar em "alimentos ricos em nutrientes como frutas, verduras, legumes e alimentos de origem animal". A FAO estima que as perdas de produtividade e o crescente aumento de despesas com saúde por consequência de alimentação deficiente "poderiam representar algo como 5% do produto interno bruto global", o equivalente a US$ 3,5 trilhões por ano.

Leia a matéria
Separador
crime

Mapa da Violência no Brasil 2013: Armas de Fogo

O tema da violência em geral, e o da criminalidade em particular, tem merecido crescente atenção nos últimos anos, com um incremento significativo no número de estudos. Em menor escala, também o problema das armas de fogo, seu uso, sua posse e sua distribuição no Brasil, vem recebendo crescente atenção.

Leia a matéria
loukaweb

Dificuldade de acesso ao Portal Saúde Direta

Fonte: Locaweb

Prezados usuários: neste ano de 2016, a LOCAWEB, hosting do Portal Saúde Direta, tem apresentado inúmeros problemas de instabilidade do acesso ao nosso site, causando repetidos transtornos aos nossos usuários e pacientes durante o horário de atendimento médico. Fizemos várias reclamações com o suporte desta empresa sobre a decrescente qualidade dos serviços de hospedagem contratada. Outras empresas estão em análise, de preferência fora do Brasil, para a futura migração da hospedagem do Portal Saúde Direta. O que nos resta, no momento, é pedir desculpas aos nossos usuários por estes problemas alheios à nossa vontade.


Separador
boy

Imagine um mundo no qual as pessoas falam com máquinas

Fonte: Existor

O trabalho atual da empresa Existor é a criação de uma memória similar à humana e fundir com códigos equivalentes semânticos do código Cleverbot (Inteligência Artificial). Isto requer dados massivos, cerca de 170 milhões de linhas de dados filtrados aprendidas e derivadas de cerca de 8,5 bilhões de linhas de conversação. Isto também necessita de processamento massivo de dados. BoyBot, o rapaz acima, foi criado por processamento digital e interage com o usuário em tempo real, respondendo perguntas em inglês, francês, alemão e espanhol. Apresenta também expressões faciais muito semelhantes às humanas. Vale a pena conversar com ele.


Separador
Diabetes

Brasil tem 12 milhões de pessoas com diabetes

Fonte: Lab Tests Online

Doze milhões de brasileiros são afetados pela diabetes. A cada ano são diagnosticados 5 mil novos casos da doença no país. Ela é uma das maiores causas de cegueira e insuficiência renal e aumenta em até quatro vezes o risco de ocorrerem doenças cardiovasculares. As informações são da Federação Internacional de Diabetes.


Separador
IAM

Investigue nefrolitíase com ultrassom

Fonte: Consulta Prima

A ultrassonografia inicial no pronto-atendimento em pacientes com suspeita de nefrolitíase é tão eficiente quanto uma tomografia de abdome. A conclusão é de um ensaio randomizado com quase 3.000 participantes. O exame ultrassonográfico – tanto realizado por radiologista quanto pelo clínico de urgência – está associado a uma taxa de incidência de 0,4% de complicações potencialmente associadas a um diagnóstico errado ou despercebido, a mesma que a tomografia. Não houve diferença significante em nenhum dos desfechos clínicos (inclusive dor e risco de hospitalização subsequente) após seis meses. Os pacientes randomizados para a ultrassonografia apresentaram uma incidência acumulada de radiação significantemente menor após seis meses.


Separador
tb

Prevenção com isoniazida reduz tuberculose em 37% em áreas endêmicas

Fonte: Consulta Prima

A profilaxia com isoniazida deve ser recomendada a todos os pacientes em terapia antirretroviral contra o HIV em áreas com incidência moderada a alta. A intervenção reduz em 37% a incidência de tuberculose. O número necessário para tratar é quatro vezes menor do que o número necessário para produzir efeitos indesejados. A profilaxia deve ser recomendada independente do resultado do teste tuberculínico. As conclusões são de um ensaio randomizado e controlado por placebo com cerca de 1.300 participantes.


Separador
parto

Clampeamento do cordão pode ser feito com criança deitada na mãe

Fonte: Consulta Prima

Não é necessário segurar a criança nascida de parto vaginal durante pelo menos um minuto na altura da vagina antes do clampeamento do cordão umbilical. A conclusão é de um ensaio randomizado e multicêntrico com mais de 500 crianças. De acordo com os autores, o procedimento é recomendado em diversas diretrizes clínicas, pressupondo que a gravidade aumente o volume de sangue transferido para a criança. No ensaio, as crianças foram randomizadas para serem seguradas por dois minutos na altura da vagina ou serem colocadas no abdome ou peito da mãe. O clampeamento foi realizado após dois minutos em todos os casos. Todas as crianças foram pesadas imediatamente após o parto e após o clampeamento. Não houve diferenças significantes de peso entre os grupos.


Separador
idoso

Exercício para depois dos 60

Quem passou dos 60 anos e quer manter o corpo saudável deve acrescentar musculação à rotina de atividades físicas. É que a prática de exercícios mais intensos eleva a produção do fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1), que cai com a idade. O IGF-1 é um dos hormônios responsáveis por manter a integridade e a força dos músculos e a taxa metabólica.

Leia a matéria
Seven-a-week

Seven-a-Week: alimentação para a sua saúde

Fonte: Seven-a-Week

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) estima que as perdas de produtividade e o crescente aumento de despesas com saúde por consequência de alimentação deficiente "poderiam representar algo como 5% do produto interno bruto global", o equivalente a US$ 3,5 trilhões por ano. Alimentos de qualidade melhoram a saúde e previnem doenças. Seven a week é uma empresa brasileira focada na saúde fisica e mental, que fornece alimentos balanceados que ajudam a alcançar o melhor do seu corpo. Ficar em forma depende de praticar atividade física e principalmente de manter uma dieta saudável e equilibrada. Procure sempre uma alimentação consciente, sem restrições, com o objetivo de alimentar seu corpo e músculos com comida de verdade, sem conservantes e aditivos químicos. Recomendamos Seven a week para aquelas pessoas que valorizam sua saúde, e que apreciam alimentos saborosos.


Separador
cochrane

Cochrane: Trusted evidence. Informed decisions. Better health.

Fonte: Cochrane

A Colaboração Cochrane é uma Organização Internacional que tem por objetivo ajudar pessoas a tomar decisões baseadas em informações de boa qualidade na área da Saúde. É uma organização sem fins lucrativos e sem fontes de financiamento internacional. Possui um grupo diretor com sede em Oxford -UK , onde o diretor do Centro Cochrane do Brasil, Prof. Dr. Álvaro Nagib Atallah é Steering Group Centre Director Representative. A missão da Colaboração Cochrane é preparar, manter e assegurar o acesso a revisões sistemáticas sobre os efeitos das intervenções em Saúde.


Separador
refluxo

Teste de pepsina na saliva identifica refluxo gastroesofágico

Fonte: Consulta Prima

O exame da pepsina na saliva em pacientes com sintomas sugestivos da doença do refluxo gastroesofágico facilita o diagnóstico e pode poupar o paciente de terapias desnecessárias ou de métodos diagnósticos caros ou invasivos. A conclusão é de um estudo prospectivo com mais de 200 participantes. De acordo com os autores do estudo, os métodos diagnósticos atuais – questionários, terapia empírica com inibidores da bomba de prótons, endoscopia e ph-metria – não têm sensibilidade e especificidade altas. No estudo, os pesquisadores mediram a concentração de pepsina três vezes ao dia (ao acordar, após o almoço e jantar). Além disso, foi realizada ph-metria simultânea.


Separador
intestino

Sistema imunológico do intestino controla peso corporal

Fonte: Diário da Saúde

Uma equipe internacional chefiada pelo professor Patrice D. Cani, da Universidade Católica de Louvain (Bélgica), demonstrou que o sistema imunológico intestinal tem um papel essencial no controle do metabolismo energético corporal. Mais do que isso, a equipe identificou um mecanismo que impacta o desenvolvimento da obesidade e do diabetes do tipo 2 quando o indivíduo adota uma dieta com uma dose elevada de gordura. A descoberta representa um novo alvo terapêutico para o desenvolvimento de tratamentos para obesidade e diabetes do tipo 2.


Separador
feto

Brasil contribui para nova referência de valores de crescimento fetal

Fonte: Consulta Prima

Um grupo internacional produziu, de forma prospectiva e controlada, tabelas padrão inéditas com medidas de crescimento intrauterino e perinatal. O grupo utilizou dados de 20 mil gestantes de populações urbanas de oito países, inclusive o Brasil. Apenas as gestantes que tiveram atendimento pré-natal e que não estavam sujeitas a privações ambientais importantes participaram. Gestações consideradas de alto risco para restrição de crescimento fetal também foram excluídas. O Brasil e a Índia apresentaram as maiores taxas de partos prematuros (9,0% e 10,0%, respectivamente), enquanto Reino Unido e Itália apresentaram as taxas mais baixas (3,4% e 3,5%, respectivamente). O peso do recém-nascido ao nascer das crianças brasileiras foi de 3,3 kg (idêntico ao da média geral).


Separador
neuro

Terapia dupla é mais parasiticida que terapia convencional na neurocisticercose

Fonte: Consulta Prima

O albendazol em combinação com o praziquantel é superior à monoterapia com albendazol convencional e à monoterapia com uma dose elevada de albendazol para tratar a neurocisticercose com vários cistos. A conclusão é de um ensaio randomizado e duplo-cego conduzido com cerca de 120 pacientes. O ensaio foi interrompido em função da superioridade clara do tratamento duplo. Os pacientes foram randomizados para receber durante dez dias albendazol (15 mg por dia) e praziquantel (50 mg por dia); albendazol em dose convencional (15 mg por dia); ou albendazol em dose elevada (22,5 mg por dia). Após seis meses, 64% dos pacientes apresentaram uma resolução completa dos cistos após avaliação por imageamento por ressonância magnética, significante mais do que 37% no grupo que recebem albendazol em dose convencional. Não houve diferença significante entre os dois grupos tratados apenas com albendazol. Não houve diferenças significantes nos perfis de efeitos adversos entre os grupos.


Separador
sangue

Exame do plasma materno detecta todos os casos de trissomia fetal

Fonte: Consulta Prima

A detecção de DNA do feto no plasma materno é superior aos métodos convencionais de rastreamento da trissomia do cromossomo 21 e 18, de acordo com estudo conduzido em 21 centros e um total de cerca de 2.000 gestantes. O novo método detectou todos os casos de trissomia na amostra (100% de sensibilidade), com taxas de falsos-positivos significantemente menores do que métodos convencionais (0,3% v. 3,6% para trissomia do 21; 0,2% v. 0,6% para trissomia do 18).

cremesp

Cremesp não pode aumentar anuidade por resolução

Fonte: Consultor Jurídico

As contribuições pagas aos conselhos profissionais têm natureza tributária e, por isso, não podem ser reajustadas ou até instituídas por meio de resoluções. O entendimento é da 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que atende aos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. Ao analisar dois Mandados de Segurança, no dia 15 de dezembro de 2012, a corte modificou entendimento da primeira instância e definiu que essas alterações devem ser feitas por meio de lei.

De acordo com o advogado Marcel Nadal Michelman, que representou o dermatologista Paulo Celso Budri Freire e a Clínica Mairink Ltda, de sua propriedade, contra o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), a decisão é importante. “Agora temos um precedente favorável e caso seja mantido, vários outros médicos e consultórios poderão se beneficiar de decisão”, conta o advogado. Os acórdãos foram publicadas em 12 de janeiro de 2012.

Nos dois Mandados de Segurança, clínica e médico pediram o afastamento da cobrança de anuidades dos médicos e das pessoas jurídicas prestadoras de serviços médicos de consulta por meio de atos infralegais. De acordo com o pedido, as resoluções não possuem legitimidade para instituir ou reajustar as contribuições destinadas aos conselhos profissionais.

Segundo a decisão do desembargador federal Mairan Maia, que analisou ambos os casos, a instituição desse tipo de pagamento é subordinada à regulação presente na Constituição Federal. O artigo 150, inciso I, por exemplo, determina que “sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça”.

NOTA: em 18-12-2015 foi julgado improcedente o Recurso Especial contra esta decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e a sentença foi mantida. O Cremesp impetrou e teve negado pelo STJ o Agravo Denegatório de Recurso Especial no dia 19-05-2016. O impetrante destes dois mandados de segurança (Dr Paulo Celso Budri Freire - Diretor do Portal Saúde Direta) recebeu a notícia, em junho de 2016, que ganhou as duas ações contra o CREMESP. Outras medidas judiciais serão tomadas para reaver os seus bens penhorados pelo CREMESP (ou sejam, as suas ferramentas de trabalho médico).

Leia a matéria completa
Separador
The Grid

Inteligência Artificial na Saúde

Fonte: The Grid

O Portal Saúde Direta se tornou Membro Fundador #18724 do projeto The Grid. Para ter uma idéia do que significa este projeto reproduzimos o texto a seguir:

"The Grid Uses Artificial Intelligence To Design Your Websites For You. Designing a good-looking website has never been easy and while many services promise to let you build a site without ever having to touch any code, you quickly reach their limits if you want to have a more advanced site. The Grid, which is launching its crowdfunding campaign today, promises to do away with all of this".

É um projeto ousado e nós, do Portal Saúde Direta, acreditamos que o futuro está na Inteligência Artificial. Acreditamos que o Portal Saúde Direta irá surpreender ainda mais seus usuários com esta tecnologia do século XXI.


Separador
dor

Paracetamol é ineficaz no quadro agudo de lombalgia

Fonte: Consulta Prima

O paracetamol não tem efeito sobre quadros agudos de dor lombar. A conclusão é de um ensaio randomizado, controlado por placebo e duplo-cego com cerca de 500 pacientes. “O paracetamol é considerado tratamento de primeira linha”, escrevem os autores. “Mas essa recomendação não é baseada em evidência de boa qualidade.” No ensaio, os pacientes foram randomizados em três grupos: 4 g de paracetamol por dia, divididos em três doses fixas; até 4 g de paracetamol quando necessário; ou placebo. Após quatro semanas de tratamento, não houve diferença na proporção de pacientes com remissão da dor entre os grupos. Também não houve diferenças no tempo para resolução do quadro nem nas taxas de eventos adversos. “Nossos resultados questionam a recomendação do paracetamol para esse grupo de pacientes”, concluem os autores.


Separador
prostata

Bloqueio androgênico não melhora sobrevida

Fonte: Consulta Prima

O bloqueio androgênico não traz benefício na sobrevida de pacientes com câncer de próstata localizado. A conclusão é de um estudo americano que avaliou dados relativos a 65 mil pacientes diagnosticados com câncer de próstata. Todos tinham pelo menos 66 anos de idade, e o tempo de seguimento médio foi de cerca de 10 anos. “A terapia antiandrogênica deve ser usada apenas para alívio sintomático ou prevenir sintomas iminentes associados à progressão da doença”, concluem os autores.


Separador
idoso

Regime de três dias trata malária por P. vivax

Fonte: Consulta Prima

Uma dose única de 300 mg de tafenoquina em combinação com três dias de cloroquina são eficientes para tratar a malária por Plasmodium vivax. O regime terapêutico está associado a uma taxa de sobrevida sem recaídas de 92%, com um perfil de efeitos adversos similar a de outras combinações de doses testadas. A conclusão é de um ensaio randomizado e duplo-cego conduzido com mais de 300 pacientes em quatro países, inclusive o Brasil.


Separador

Footer - v1.3
Atualizado em
04/02/2016
Saude-Direta-Facebook Saude-Direta-LinkedIN Saude-Direta-Twitter