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Saude Direta Datacenter

Dúvidas Frequentes (FAQ)

Clique nas perguntas e obtenha as respostas. Caso ainda possua alguma dúvida, entre em Contato.


1. Qual a configuração necessária?

2. Qual é o investimento necessário?

3. O que devo fazer para utilizar?

4. As informações do meu cadastro e dos meus pacientes estão seguras?

5. Preciso fazer backup de meus arquivos?

6. Posso migrar os dados dos meus pacientes para o portal (upload)? Quanto custa?

7. Posso importar meus dados do portal para o meu computador (download)?

8. Os meus dados pessoais e de meus pacientes serão utilizados por terceiros?

9. Qual a garantia de funcionamento do portal?

10. Existe limite de utilização do portal?

11. O portal exige alguma instalação no meu computador?

12. As atualizações do portal precisam ser pagas?

13. Qual a confiabilidade das informações fornecidas aos profissionais de saúde?

14. O portal terá outras funcionalidades?

15. O portal é muito simples. Será que funciona?

16. O portal mantém confidenciais os meus dados pessoais e dos pacientes?

17. Quais são os recursos atuais do Prontuário Eletrônico de Pacientes (PEP)?




1. Qual a configuração necessária? Volta ao início

O portal é acessado pela internet através de um navegador (web browser). Você pode utilizar o Firefox, Chrome, Safari, Opera em equipamento com Windows, Linux, Apple (Mac, iPhone, iPad). Recomendamos fortemente o navegador Chrome por ser perfeitamente compatível com o nosso servidor Linux. Outros navegadores, ou versões mais antigas, podem não serem 100% compatíveis, principalmente o Microsoft Internet Explorer. O desempenho do sistema depende mais da velocidade da sua conexão com a web. Tendo internet tudo funciona.

Nota: é necessário que o seu navegador esteja configurado para detecção automática de codificação de página e/ou utilizar como padrão a codificação UTF-8.




2. Qual é o investimento necessário? Volta ao início

O portal oferece serviços gratuitos para médicos (Pessoas Físicas). Não há mensalidades, anuidades ou taxas para Pessoas Físicas. Para clínicas e ambulatórios (Pessoas Jurídicas) é cobrada uma taxa opcional para utilização do sistema administrativo (contábil), na versão completa do Prontuário Eletrônico de Pacientes (PEP). O uso do Portal Saúde Direta® e suas ferramentas é gratuito porque acreditamos que a tendência mundial é oferecer software as a service, como bem descrito no livro Free - Grátis - O Futuro dos Preços, de Chris Anderson.

O profissional de saúde já gasta muito dinheiro para poder trabalhar (sindicatos, conselhos, associações, impostos, taxas, licenças, atualizações, congressos, livros, cursos, aluguéis, etc...). Gratuidade não significa pior qualidade. Há muitos bons exemplos na internet, como o Google, Facebook, etc...




3. O que devo fazer para utilizar? Volta ao início

Conectar-se à internet e fazer o seu cadastro, tanto para Pessoa Física como para Pessoa Jurídica. Apenas isto. O sistema automaticamente enviará para o seu e-mail uma senha de acesso para ser utilizada na área de login e senha (Home Page). O sistema permite a troca da senha provisória. Caso você seja Pessoa Jurídica, um boleto será gerado on line.




4. As informações do meu cadastro e dos meus pacientes estão seguras? Volta ao início

SIM. A segurança é preocupação fundamental na implantação do nosso serviço web, visando garantir a integridade e a confidencialidade dos dados dos usuários. As senhas de usuários são individuais, e são implantados níveis de acesso diferenciados aos dados. É possível a implantação, pelo próprio usuário, de restrição de acesso por numeração IP de equipamentos. O acesso ao Prontuário Eletrônico de Pacientes se faz através de protocolo de segurança Secure Sockets Layer (SSL) para acesso aos dados. Este protocolo de internet é seguro, idêntico aos utilizados em sites bancários e de compras, tornando muito difícil o acesso não autorizado.

A chave para acesso ao Prontuário Eletrônico de Pacientes, e aos dados de sua clínica, é a sua senha pessoal. Portanto guarde-a com todo o cuidado!. Os seus dados pessoais e de seus pacientes são confidenciais, com garantia em contrato conosco e com o datacenter. Somente serão acessados por nossa equipe ou por terceiros com a sua autorização ou por imposição legal. Em relação à segurança física das informações dos profissionais de saúde e seus pacientes, contratamos as melhores empresas de tecnologia do Brasil.




5. Preciso fazer backup de meus arquivos? Volta ao início

NÃO. O Prontuário Eletrônico de Pacientes do Portal Saúde Direta® é totalmente baseado na web . Todas as informações são armazenadas em bancos de dados MySQL nos nossos servidores Linux. Não há necessidade de fazer backups locais no seu computador. O backup é feito diariamente pelo datacenter e em caso de emergência pode ser recuperado rapidamente. Você não precisa se preocupar com a rotina de backup; ela é de inteira responsabilidade do datacenter. A grande vantagem é ter seus dados seguros, livres de perdas causados por problemas de hard disk do seu computador, ataques de vírus, e falta de cópia de segurança.




6. Posso migrar os dados dos meus pacientes para este portal (upload)? Quanto custa? Volta ao início

SIM. O Prontuário Eletrônico de Pacientes do Portal Saúde Direta® permite a migração dos seus dados, do seu antigo sistema local, para o nosso sistema web. Entre em contato com o suporte técnico e agende a transferência de dados. Os dados podem ser recebidos no formato txt, csv, dbf e outros, sendo disponibilizados no Prontuário Eletrônico de Pacientes em um ou dois dias. Há custos para realizar esta migração entre sistemas, e eles precisam ser compatíveis.




7. Posso importar meus dados do portal para o meu computador (download)? Volta ao início

SIM. O Prontuário Eletrônico de Pacientes do Portal Saúde Direta® oferece uma ferramenta para importar todos os seus dados (clientes, agendas, atendimentos, anotações médicas, laudos, etc...) em arquivos no formato cvs. Este formato permite a importação de dados por outro sistema de banco de dados, e também a visualização direta através de editores de textos e planilhas eletrônicas. Isto significa que se você quiser uma cópia dos dados de seus pacientes, você pode fazê-la na hora que desejar, e gravar no seu computador pessoal.




8. Os meus dados pessoais e de meus pacientes serão utilizados por terceiros? Volta ao início

NÃO. O Portal Saúde Direta® é de total responsabilidade da Occam Data, empresa de pesquisa e análise da área da saúde 100% brasileira, de propriedade do médico Paulo Celso Budri Freire. A Occam Data financia e mantém o Portal Saúde Direta® com recursos próprios e de doações voluntárias.

O Portal Saúde Direta® não apresenta conflitos de interesse com laboratórios farmacêuticos e demais órgãos públicos e empresas da área da saúde. Não há financiamento direto ou indireto destas entidades. Veja o Termo de Conduta.

O Portal Saúde Direta®, além de ser uma importante ferramenta de trabalho para o médico, é também uma ferramenta de coleta de informações estatísticas populacionais.

Estes dados estatísticos populacionais serão utilizados para estudos epidemiológicos (mortalidade, morbidade e prevalência de doenças), estudos sobre Reações Adversas de Medicamentos, além do mapeamento de consumo de medicamentos, fumo, álcool e drogas controladas no Brasil. Universidades e Faculdades da área da Saúde (Medicina, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, etc...) poderão utilizar destes dados estatísticos para a realização de trabalhos científicos e teses. Estes estudos estatísticos reverterão em benefícios diretos aos pacientes e médicos.

Os dados pessoais como nome de médico e nome de paciente são confidenciais, portanto, como em todo estudo científico, são desnecessários e descartados, por não apresentarem relevância estatística. Os dados estatísticos são coletados e armazenados, sem interferência humana, por um sistema computacional automático e seguro. Todo o sistema é criptografado, e regido por normas de segurança e confidencialidade.




9. Qual a garantia de funcionamento do portal? Volta ao início

Estamos funcionando ininterruptamente há anos! A empresa Locaweb faz a manutenção e suporte técnico dos nossos servidores e bancos de dados 24 horas por dia (cloud server). O objetivo principal é oferecer aos nossos usuários todas as exigências e compromissos de Service Level Agreement (SLA) com disponibilidade mínima de 99,999% para rede de energia e para infra-estrutura, temperatura e umidade. Em miúdos, você tem disponibilização de 99,9% da rede e infra-estrutura de acesso à internet banda IP. Significa que o Portal Saúde Direta® está a sua disposição na internet 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Há paradas programadas, geralmente de madrugada e de alguns minutos, para manutenção e atualização periódica do sistema. Espera-se manter o serviço 99,8% do tempo no ar. Isto é muitíssimo mais seguro que o seu computador no consultório, que está sujeito às falhas do hard disk, vírus, spywares, roubos, etc.. A grande vantagem do sistema web é ter seu consultório virtual em qualquer local do planeta, e acessar seus prontuários de qualquer dispositivo com acesso à internet, como notebooks, iPad, iPhone, desktops, celulares com acesso internet, etc...




10. Existe limite de utilização do portal? Volta ao início

NÃO. O Portal Saúde Direta® foi construído para permitir acesso instantâneo e simultâneo para mais de 300 mil usuários/dia. Sua concepção minimalista carrega apenas o necessário para os usuários, permitindo maior velocidade na visualização das telas e acesso aos bancos de dados, com delay de 0,5 segundo por tela. Os bancos de dados dos usuários permitem armazenamento de terabytes de informação. O limite tempo está relacionado à sua velocidade da sua conexão com a internet. Havendo internet, o sistema funciona.




11. O portal exige alguma instalação no meu computador? Volta ao início

NÃO. O que é preciso está disponível na web. Nada é armazenado ou instalado no seu computador. Todos os bancos de dados são online. Todos os sistemas mais avançados do mundo (exemplo, NHS da Inglaterra, e o Practice Fusion, nos USA) são totalmente web, inclusive agendamento de consultas e emissão de receita eletrônica diretamente para farmácias. A era dos programas locais em CD, instalados em computadores, já pertence ao passado. O presente e futuro é web based, com mobilidade total e interatividade com o usuário.




12. As atualizações do portal precisam ser pagas? Volta ao início

NÃO. As atualizações, tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas são feitas via web, sem necessidade de interrupção de acesso ou cobrança de taxas extras. As demais ferramentas como algoritmos, diretrizes, protocolos de tratamentos, exames laboratoriais, banco de dados de medicamentos, catálogo de produtos, são atualizadas periodicamente, sem haver interrupção de acesso ao sistema.




13. Qual a confiabilidade das informações fornecidas aos profissionais de saúde? Volta ao início

O portal oferece o que há de melhor em informação aos profissionais de saúde. Disponibilizamos no Portal Saúde Direta® informações de fontes certificadas, sérias e confiáveis, e para isto estamos nos associando aos melhores do mercado. Todas as fontes de referência são citadas. Estamos continuamente agregando valor e parceiros sérios ao Portal Saúde Direta®, e implementando novos recursos para facilitar o trabalho dos nossos usuários. Veja os três selos internacionais de qualidade (no rodapé desta página).




14. O portal terá outras funcionalidades? Volta ao início

SIM. Inicialmente procuramos oferecer um Prontuário Eletrônico de Pacientes gratuito aos médicos, para eliminar os graves inconvenientes dos prontuários em papel (perda, rasura, volume, armazenamento, tempo de procura, acesso local, etc...), e perdas de dados enfrentados por todos os médicos que utilizam sistemas instalados em seus consultórios (falta de backup , vírus, perda do HD, taxas de uso e manutenção, impossibilidade de troca de sistema, etc...). Esta foi a nossa primeira proposta, resultado de pesquisas entre os colegas médicos.

Posteriormente ofereceremos outros benefícios como localizador de médicos para pacientes; agendamento de consultas via web; hospedagem de sites de médicos; envio de alertas para pacientes via celular; envio de receitas eletrônicas, uso de smartcards por pacientes, etc.. Incorporaremos toda e qualquer tecnologia de ponta que traga benefícios para os usuários da plataforma, como inteligĂȘncia artificial, por exemplo.




15. O portal é muito simples. Será que funciona? Volta ao início

SIM. O Portal Saúde Direta® foi construído de forma minimalista, simples, funcional e objetiva. Por esta razão; ele funciona em todos os equipamentos com internet da mesma forma. Seu Prontuário Eletrônico de Pacientes é um sistema integrado de gestão de processos administrativos e médico-assistenciais, conforme a aplicação o conceito de Enterprise Resource Planning (ERP) à área de saúde. Foi desenvolvido dentro da metodologia eXtreme Programming (XP), que dá foco na agilidade de desenvolvimento e possibilidade de mudança constante. Está assentado sobre as tecnologias LAMP, acrônimo de Linux, Apache, MySql e PHP, que se caracterizam por serem softwares abertos de alta performance e escalabilidade . O tempo de acesso às informações é crítico para os médicos. O Portal Saúde Direta® foi desenvolvido em HTML PHP JAVASCRIPT CSS para permitir 2 milhões de acessos/dia ou mais, sem causar aumento do tempo de acesso às informações. Nossa meta é 0.5 segundo de espera para cada solicitação do usuário.




16. O portal mantém confidenciais os meus dados pessoais e dos pacientes? Volta ao início

SIM. Se você está preocupado com sua identidade, os nomes dos seus pacientes e seus dados pessoais, não há razão para preocupação. Caso queira uma seguranca extra, você pode registrar estes dados por siglas ou código secreto seu, pois eles não têm nenhuma relevância e importância em estudos estatísticos populacionais.

Nome do paciente: só serve para você localizar o prontuário dele. Quanto ao seu nome e o seu CRM: todas as empresas farmacêuticas já sabem há anos, pois adquirem o cadastro completo diretamente do Conselho Federal de Medicina - CFM.

Dados pessoais confidenciais: todos os agentes financeiros (bancos) já têm seu histórico completo e quanto você tem na sua conta bancária; todos os cartões de crédito sabem onde você mora, onde compra, seus hábitos de consumo e lazer, nome dos seus familiares, etc... Quando você se cadastra em qualquer site de compras, você não tem a mínima idéia das pessoas ou empresas que estão vendo, vendendo e usando os seus dados pessoais. Até a Receita Federal tem todos os dados sobre você, e sabe lá quem tem acesso a estes dados confidenciais.

No Portal Saúde Direta® você tem uma pessoa real responsável, que diz quem é e para qual finalidade é o sistema. Tudo bem claro e definido: dados confidenciais são mantidos e garantidos como confidenciais.




17. Quais são os recursos atuais do Prontuário Eletrônico de Pacientes (PEP)? Volta ao início

Agendamento

1. Mantém agendas por médicos, procedimentos e locais (unidades médicas).

2. Permite a configuração e aplicação de grades de horários de atendimento para cada agenda.

3. Integra-se ao cadastro de clientes já existente para a marcação dos atendimentos.

4. Permite o registro da confirmação de marcação de horário e o registro de chegada do cliente, com o controle de entrada e saída em sala de espera.

5. Permite a visualização conjunta de várias agendas.

6. Produz estatísticas de ocupação de horários e presença de pacientes.


Gerenciamento de clientes

1. Permite o cadastramento de dados de identificação, endereço, dados de convênios e foto do cliente.

2. Utiliza automaticamente base de CEP para cadastramento de endereços.

3. Gera diversos impressos para o atendimento: cadastro do cliente, história clínica, guias de consulta, SADT e internação conforme padronização das operadoras de plano de saúde.

4. Produz análises estatísticas da clientela da clínica.

5. Permite gerenciar o seguimento clínico dos pacientes.


Faturamento

1. Permite realizar o faturamento de clientes particulares e de operadoras de plano de saúde.

2. Utiliza as principais padronizações da área de saúde nacional, como a Tabela de Procedimento da Associação Médica Brasileira (AMB), Tabela Brasindice, e outras.

3. Utiliza a tabela de Classificação Internacional de Doenças, versão 10 (CID-10) para classificação diagnóstica.

4. Permite implementar pacotes (kit) de serviços e materiais para agilização da conta médica.

5. Permite enviar contas médico-hospitalares por via eletrônica para operadoras de plano de saúde e empresas de conectividade, conforme o padrão de Troca de Informações em Saúde Suplementar (TISS), criado e mantido pela Agência Nacional de Saúde (ANS) do Ministério da Saúde.

6. Realiza diversas estatísticas de produção da clínica: produção por médico, por procedimento, por operadora, etc.

7. Controla os pagamentos por particulares e convênios, com gerenciamento financeiro integrado.

8. Calcula os repasses de honorários de médicos e de outros profissionais por diversas parametrizações.


Gerenciamento de Finanças

1. Base de dados integrada ao recebimento de particulares (caixa) e faturamento para operadoras de plano de saúde.

2. Permite o controle de receitas, despesas, contas a pagar e contas a receber.

3. Utiliza plano de contas especialmente pré-definido para clínicas e consultórios.

4. Produz estatísticas de movimentação de contas, balancetes mensais detalhados e resumidos, e previsões de movimentação.


Laudagem de exames

1. Permite o gerenciamento de todo o processo de centro de diagnóstico, da orientação do preparo à entrega de resultados de exames.

2. Permite a ágil edição gráfica e impressão de relatórios e laudos médicos.

3. Utiliza editor de texto com recursos de formatação e glossários (textos prontos padronizados).


Prontuário Médico

1. O sistema de registro é inédito, permitindo a entrada da anamnese, diagnósticos e condutas diretamente no sistema pelo profissional de saúde, orientada por protocolos de condutas de consenso ou definidos localmente.

2. Utiliza os principais conceitos da Unified Medical Language System (UMLS), da norte-americana, National Library of Medicine, com a implementação de base de terminologia com sinônimos e rede semântica.

3. Permite a assinatura eletrônica de anotação, impedindo alteração posterior de conteúdo.

4. Em conformidade com as diretrizes de prontuário eletrônico do Conselho Federal de Medicina.

5. Possui editor e base de dados de medicamentos para prescrições com mais de 11 mil medicamentos.

6. Facilitadores de impressos, como pedidos de exames, prescrição e orientações ao paciente.

 

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Atualizado em
04/02/2016
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