Profissionais: 7164
Prontuários: 529735

Protocolos/Algoritmos/Diretrizes/Fluxogramas

Advertência: Estes artigos e resumos são protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98), sendo vedada a sua transcrição sem citação da fonte e a sua reprodução com finalidades comerciais sem autorização dos autores.

Adobe Acrobat Reader
É necessário o Adobe Acrobat Reader instalado.

Programa de Reavaliação de Icterícia após a Alta Hospitalar

Hospital S√£o Luiz - S√£o Paulo
http://www.saoluiz.com.br/Area_medica/paginas/Protocolos_medicos.aspx
Número: 2640 / Publicado em 01/01/2013 - 22:33

O retorno dos rec√©m-nascidos (RN) para reavalia√ß√£o da icter√≠cia e coleta de BT √© rotina no setor e faz parte de Programa de Assist√™ncia ao RN ap√≥s a Alta e de Programa de Fideliza√ß√£o ao Cliente. Como crit√©rio de reavalia√ß√£o da icter√≠cia, usamos o valor da BT pr√©-alta > Percentil 40th do nomograma horaespec√≠fico de Bhutani (Bhutani, 1999 e American Academy Pediatrics ‚Äď Pediatrics, 2004, 114 ‚Äď ‚ÄúSubcommittee on Neonatal Hyperbilirubinemia. Management of Hyperbilirubinemia in the Infant 35 or more weeks of gestation‚ÄĚ).

Abrir arquivo em PDF

Icterícia Neonatal

Hospital S√£o Luiz - S√£o Paulo
http://www.saoluiz.com.br/Area_medica/paginas/Protocolos_medicos.aspx
Número: 2618 / Publicado em 01/01/2013 - 22:40

A icterícia ou hiperbilirrubinemia é alteração frequente no período neonatal. Em geral, é decorrente do aumento da bilirrubina indireta (BI), apresenta evolução favorável e benigna. A icterícia por aumento da fração direta é menos frequente e não será discutida neste capítulo. Apesar de a maioria dos recém-nascidos (RN) apresentarem evolução benigna, alguns podem desenvolver a encefalopatia bilirrubínica (Kernicterus).

Abrir arquivo em PDF

Icterícia Neonatal

Diretrizes Assistenciais.
Hospital Israelita Albert Einstein - Novembro - 2010
Número: 2491 / Publicado em 03/07/2012 - 16:19

Estima-se que 60% dos rec√©m-nascidos (RN) a termo desenvolvam icter√≠cia e 2% atinjam concentra√ß√Ķes de bilirrubina total s√©rica (BTS) maior que 20 mg/dL. A hiperbilirrubinemia n√£o conjugada √© decorrente da excessiva forma√ß√£o de bilirrubina e tamb√©m porque o f√≠gado neonatal n√£o consegue conjugar e eliminar a bilirrubina r√°pido o suficiente do sangue. Apesar da maioria dos RN com icter√≠cia serem saud√°veis eles precisam ser monitorados pelo efeito potencialmente t√≥xico da bilirrubina para o sistema nervoso central.

Abrir arquivo em PDF

Protocolos da Unidade de Emergência: Pancreatite Aguda e Icterícia

Hospital S√£o Rafael ‚Äď Monte Tabor
Minist√©rio da Sa√ļde.10. ed. ‚Äď Bras√≠lia: Minist√©rio da Sa√ļde, 2002.
Número: 2300 / Publicado em 21/04/2012 - 09:15

Aborda: Pancreatite Aguda e Icterícia.

Abrir arquivo em PDF

Protocolo Clínico e de Regulação para Icterícia no Adulto e Idoso

José Sebastião dos Santos, Rafael Kemp, Ajith Kumar Sankarankutty
Faculdade de Medicina de Ribeir√£o Preto ‚Äď Universidade de S√£o Paulo.
Número: 2176 / Publicado em 03/04/2012 - 10:21

Os pacientes adultos e idosos com icter√≠cia que buscam os servi√ßos de sa√ļde podem apresentar-se, na maioria das vezes, com quatro cen√°rios distintos. Os pacientes que est√£o conscientes e est√°veis e apresentam icter√≠cia sem dor e sem febre podem ter a avalia√ß√£o e o tratamento programados. Desse grupo, aqueles que possuem ves√≠cula palp√°vel podem apresentar neoplasia periampolar e devem ser encaminhados para um servi√ßo de cirurgia digestiva em hospital terci√°rio; os demais precisam ser submetidos a exames bioqu√≠micos e de imagem para definir se a doen√ßa √© de abordagem cl√≠nica ou cir√ļrgica.

Abrir arquivo em PDF

Portal Saúde Direta - Footer
Atualizado em
14/09/2020
Saude-Direta-Facebook Saude-Direta-LinkedIN Saude-Direta-Twitter