Profissionais: 5236
Prontuários: 183437

Esqueceu a senha? Cadastro da senha

Portal Saude Direta - Busca Palavra

BUSCA POR PALAVRA

POSTAGENS ANTERIORES

TAGS CLOUD

Protocolos - Algoritmos - Diretrizes - Fluxogramas

Baixar o Adobe Acrobat Reader
Para visualizar os conteúdos abaixo é necessário ter o Adobe Acrobat Reader instalado.

Advertência: Estes artigos e resumos são protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98), sendo vedada a sua transcrição sem citação da fonte e a sua reprodução com finalidades comerciais sem autorização dos autores.

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Dislipidemia

Secretaria de Atenção à Saúde
Ministério da Saúde - 2013
Número: 2734 / Publicado em 07/06/2013 - 10:42

A dislipidemia é um fator de risco cardiovascular relevante para o desenvolvimento da aterosclerose. Na aterogênese, o papel do colesterol total, particularmente o contido nas partículas de LDL (LDL-C), advém de uma série de estudos observacionais e experimentais das últimas décadas, passando por estudos pré- clínicos, patológicos, clínicos e genéticos, em diferentes populações. Os trabalhos iniciais relacionaram o colesterol total com doença arterial coronariana (DAC). Como o LDL-C corresponde à maior parte do colesterol total (60%-70% na população geral do Estudo de Framingham), a forte correlação entre colesterol total e DAC reflete a relação entre LDL-C e DAC, confirmada pelo Framingham Heart Study.

Abrir arquivo em PDF

Algoritmo para Investigação - Dislipidemia: Estratificação de Risco e Metas Lipídicas

Flávia Beatriz Pieroni
http://www3.hermespardini.com.br/pagina/65/algoritmos-de-diagnostico-medico.aspx?pagina=1
Número: 2091 / Publicado em 30/03/2012 - 17:05

Os algoritmos auxiliam na interpretação dos resultados e na conduta clínica dos médicos. Os algoritmos de diagnóstico médico têm como objetivo sintetizar condutas fundamentadas na literatura, mas não substituem os documentos científicos. Decisões clínicas são individualizadas e não devem basear-se exclusivamente nos algoritmos.

Abrir arquivo em PDF

Terapia Nutricional nas Dislipidemias

Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Associação Brasileira de Nutrologia.
Projeto Diretrizes - Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina - 2011
Número: 1962 / Publicado em 09/03/2012 - 19:57

Desordens do metabolismo das lipoproteínas em conjunto com dietas ricas em gordura, obesidade e sedentarismo têm resultado em crescente incidência e prevalência de doença aterosclerótica em adultos moradores de países desenvolvidos ou em desenvolvimento, em especial a doença coronariana aterosclerótica. Há sólida evidência de que altas concentrações séricas de colesterol predispõem a doença arterial coronariana, bem como que a sua redução diminui a incidência.

Abrir arquivo em PDF

IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose

Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Arq. Bras. Cardiol. [online]. 2007, vol.88, suppl.1, pp. 2-19.
Número: 1790 / Publicado em 20/06/2012 - 10:58

O conhecimento da abordagem diagnóstica e terapêutica das dislipidemias é de fundamental importância não apenas para o cardiologista, visto que as dislipidemias são achados frequentes em sua forma isolada ou associada a outros distúrbios metabólicos (tireoideanos, hepáticos, renais ou associados ao diabetes mellitus), em consequência do emprego de medicamentos como diuréticos, beta-bloqueadores, imunossupressores, antirretrovirais, corticosteroides e, ainda, nas formas genéticas.

Abrir arquivo em PDF

Manual de Nutrição para Profissionais de Saúde - Capítulo 6 - Plano Alimentar em Algumas Complicações Metabólicas do Diabetes Mellitus: Hipoglicemia, Nefropatias e Dislipidemias.

Marlene Merino Alvarez.
Sociedade Brasileira de Diabetes - SBD.
Número: 1258 / Publicado em 18/03/2012 - 21:00

São sete capítulos que englobam os seguintes temas: Os Alimentos: Calorias, Macronutrientes e Micronutrientes; Alimentação e Hábitos Saudáveis; Determinando o Plano Alimentar; Plano Alimentar e Diabetes Mellitus Tipo 1; Plano Alimentar e Diabetes Mellitus Tipo 2; Plano Alimentar nas Complicações Metabólicas, Agudas e Crônicas do Diabetes: Hipoglicemia, Nefropatia, Dislipidemias; Plano Alimentar nas Situações Especiais: Escola, Trabalho, Festas, Restaurantes e Dias de Doença.

Abrir arquivo em PDF

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas - Fluxograma de Tratamento da Dislipidemia em Pacientes com Alto Risco de Desenvolver Eventos Cardiovasculares

Secretaria de Atenção à Saúde
Ministério da Saúde
Número: 1099 / Publicado em 23/06/2012 - 09:42

Lovastatina, Sinvastatina, Pravastatina, Fluvastatina, Atorvastatina, Clofibrato,Bezafibrato, Etofibrato, Fenofibrato, Ciprofibrato, Genfibrozila e Ácido Nicotínico.

Abrir arquivo em PDF

Prevenção da Aterosclerose – Dislipidemia.

Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Projeto Diretrizes - Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina.
Número: 323 / Publicado em 09/03/2012 - 17:58

A aterosclerose é doença multifatorial na qual as dislipidemias são um fator de risco modificável. A diminuição do LDL-colesterol (LDL-C) em indivíduos sob risco diminui a morbi-mortalidade relacionada à aterosclerose coronariana.

Abrir arquivo em PDF

IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias e Prevenção de Aterosclerose.

Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Sociedade Brasileira de Cardiologia - 2007
Número: 117 / Publicado em 28/06/2011 - 14:48

Aterosclerose é um termo geral que designa várias doenças nas quais se verifica espessamento e perda de elasticidade da parede arterial.

Abrir arquivo em PDF

Footer - v1.3
Atualizado em
04/02/2016
Saude-Direta-Facebook Saude-Direta-LinkedIN Saude-Direta-Twitter